"Missão é feita com os pés daqueles que vão, os joelhos daqueles que ficam e as mãos daqueles que doam."

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Desbravando a Mongólia...

   Neste verão aqui na Mongólia nós tivemos a oportunidade de juntamente com nossos Amigos Jason, Rebeca e Bobo para conhecer um pouco do interior do país ( aproveitamos este pequeno período onde a temperatura favorece este tipo de viagem ).


     Realmente foi uma grande aventura... Saímos na noite de domingo para seguir por mais de 1.000 km até nosso primeiro destino o Khuvsgul Lake ( Lago Hovsgol ).

     Ao amanhacer fizemos uma pequena parada para preparar nosso desjejum em uma paisagem típica Mongol, terreno arenoso, com pouca vegetação e montanhas ao fundo.

  Durante a viagem passamos por várias cidades, na grande maioria pequenas, com aspecto pitoresco, pois, aqui na Mongólia mais de 50% da população vive na capital do país.

     
        Tivemos algumas surpresas durante nossa viagem e entre elas encontrar na entrada de uma das cidades  muitos camelos.


     Seguindo nossa jornada rumo ao Khuvsgul Lake, nos deparamos com um grupo étnico que encontramos aqui na Mongólia que são os TUVA.

     Na realidade TUVA é uma república russa, com uma cultura bem diferente das demais, foi dominada pelos Mongóis no século XI. Depois de muito tempo conseguiram sua liberdade. Os Tuvanos são povos túrquicos-chineses, descendentes dos tártaros-mongóis.

       Os tuvanos são nômades devido a criação de gado ( cabras, ovelhas, camelos, renas e yaks). Eles tem vivido tradicionalmente em YURT ( tipo de habitação ), as quais eles mudam de lugar de acordo com as pastagens.

      Eles foram muito receptivos conosco e além disto também são criadores de Renas ( foi muito legal poder estar frente a frente com um animal que sempre fez parte da minha infância e imaginação ).




Estávamos bem próximos de nosso destino, mas, a noite chegou e já era bem tarde para montar as barracas, então, decidimos procurar uma Ger ( habitação local ) para dormirmos, ficamos muito animados com isto, pois, seria nossa primeira vez dormindo em uma Ger,

Veja neste vídeo abaixo como o povo Mongól monta uma Ger.



Mesmo no verão a noite próximo ao lago faz muito frio, nosso Amigo Bobo ficou responsável pelo aquecimento.

Finalmente na manhã da terça-feira depois de ter viajado muito, chegamos ao nosso destino, e confesso a vocês que compensou todo cansaço, pois o lugar é maravilhoso... 
um dos mais lindos que já conheci.



     O Lago Khuvsgul é o 2º maior lago de águas geladas do mundo 
( realmente suas águas são congelantes mesmo no verão ).






     Aproveitamos bem  os momentos que passamos ali, dormimos em barraca apenas uma noite, pois, nossa experiência foi congelante, mesmo com os cobertores que levamos passamos muito frio e quase não conseguimos dormir, depois disto dormimos as outras noites dentro do carro. Cozinhamos também em um fogareiro e conhecessemos um tipo diferente de vaca chama YAK.


Olha que interessante este tipo de vaca que é chamada YAK.


     Quando nós chegamos ao lago estava acontecendo um Festival - "Reindeer Festival" ( Festival da Renas ), com várias atividades, venda de comidas típicas, artesanato local, música, além de muitas Renas para serem vistas.
Dê uma olhadinha no vídeo abaixo:


Participando de um Campeonato de Voley.
Adquirindo Artesanato local.
Momento em que as Renas foram levadas para o Lago para beber água.

     Bom... Chegou a hora de voltar, os mais de 1.000 km nos esperavam...  e digo para vocês que os caminhos não são nada parecidos com o que vemos no Brasil, viajamos pelo meio de pastagens, por montanhas, passamos por rios, muitas pedras e buracos incontáveis, realmente uma grande Aventura... 

    O que nos motivava era que conheceríamos um Vulcão desativado, águas termais e um deserto.

     No caminho de volta após dormirmos e ficarmos uma manhã toda aproveitando águas termais, passamos pela Província de Khentii.

     Khentii ( em mongol: Хэнтий ) é uma das 21 províncias da Mongólia, localizada no leste do país sua capítal é Ondorkhaan. O lugar é mais conhecido como o provável local de nascimento e descanso final de Genghis Khan.

     Lá em Kharkhurin visitamos um monumento que conta resumidamente a história da dinastia Mongól sob a liderança de Genghis Khan.





     Tive a oportunidade de pela primeira vez estar em um Vulcão, mesmo ele estando desativado foi algo bem interessante.

  

A caminhada foi longa e cansativa.


     E para finalizar a nossa viagem a pouco mais de 1 hora para chegar na capital onde moramos passamos por Elsen Tasarkhai uma área desértica dunas de areia. Lá conseguimos andar em camelos.







     Desbravar o interior da Mongólia realmente foi cansativo, mas, muito gratificante, pois, tivemos a oportunidade de estar em lugares jamais imaginados e de uma beleza incrível.



     Estar em um país onde o clima, a língua e os costumes são tão diferentes do seu tem sido um grande desafio para nós... Acredito que Deus nos presenteou com estes dias em sua maravilhosa natureza para fazer-nos mais fortes.

    Obrigado Senhor por esta oportunidade de poder servi-lo e adorá-lo em meio a sua criação.

E não se esqueçam da Promessa que temos:

"Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus.
Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei
com a minha mão direita vitoriosa."

ISAÍAS 41:10

5 comentários:

  1. Amigos, que bom saber que vocês estão bem. Todas as manhãs temos orado por vocês. God Bless You!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Amigos! Continuem orando... Também oramos por vocês.

      Excluir
    2. Lindos lugares Rodrigão, sucesso na jornada, que Deus Seja contigo! Grande Abraço.

      Excluir
  2. Que lindos! Deus os abençoe.. Oramos por vcs

    ResponderExcluir