"Missão é feita com os pés daqueles que vão, os joelhos daqueles que ficam e as mãos daqueles que doam."

sábado, 28 de fevereiro de 2015

E a mala? Nossa primeira semana na Mongólia.

Você que tem acompanhado nosso blog deve estar se perguntando: O que aconteceu com a mala perdida? ( Se ainda não leu, leia no link abaixo )


Bom... Antes de saberem sobre a mala, quero contar um pouquinho de como foi nossa primeira semana na Mongólia.

No avião já víamos pela janela um pouquinho daquilo que nos esperava nas terras Mongóis. Conseguimos observar montanhas cobertas por neve, alguns povoados e rios congelados. Nosso coração batia acelerado, ( como não relembrar do momento que chegamos em Guiné-Bissau... claro que era completamente diferente, lá chegamos à noite e não conseguíamos ver luzes pela cidade ), no entanto, a emoção era muito parecida com uma “pequena” diferença, em Guiné o calor era escaldante e agora na Mongólia o Frio Congelante.


Após nos encontramos com a Cleidi e o Bazarsad ( advogado da Missão ), eles nos ajudaram com as malas que restaram, quando saíamos, a Cleidi nos deu alguns casacos bem grandes e pesados ( no momento pensei que era um pouco de exagero, pois, já estávamos com 2 calças, 2 meias, 2 camisas e mais um casaco ), mas, ao passar pela porta... Nossa!  Aquilo não era frio, era um congelador, algo que nunca tínhamos sentido na vida, parecia que o nariz, orelhas, braços iam cair do corpo de tão congelante que estava ( - 23° ).  
Alguém sabe o que é isto?

Nosso alívio veio ao entrar no carro, saímos e fomos em direção ao centro da capital, tudo era novidade para nós, a paisagem, as construções, a língua ( ouvimos o Bazarsad falando em mongol pelo telefone, parecia sons inexprimíveis ), pensei pela 1ª vez: “Como vou viver neste lugar por 5 anos com esse idioma?” Muitas vezes as primeiras impressões são assustadoras.

Fomos levados então para a Guest House da Missão ( Casa de Visitas ), onde ficaríamos até o domingo quando o apartamento onde moraríamos ficaria pronto. Lá encontramos alguns quitutes de boas-vindas. O quarto era muito agradável e confortável ( quem sabe você tenha a oportunidade de conhece-lo também ).


Nesta nossa primeira semana fomos apresentados a Purev ( Departamental do Ministério da Mulher, Criança e Adolescente  ), ela que tão gentilmente nos levou para conhecer alguns lugares como: mercados, lojas e restaurantes ( nosso primeiro desafio para usar o pouco de inglês que possuíamos, é claro que eu principalmente usei muita mímica também... kkkkk ). Neste período deu mais tempo de verificar que realmente o mongol é um idioma difícil e diferente de tudo aquilo que eu já tinha ouvido na minha vida, no entanto, as pessoas estavam sendo muito educadas e pacientes conosco.


Uma coisa que nos apaixonamos logo ao chegarmos foi com as crianças Mongóis, que crianças lindas, fofas e com bochechas enormes e os olhinhos tão puxadinhos. Quero deixar registrado aqui que as fotos que vemos na internet não fazem jus a beleza dos Mongóis, são um povo com traços fortes e muito bonitos.



Durante a semana o Pr. Elbert Kuhn que estava viajando também retornou a Mongólia, nos recebeu carinhosamente e nos apresentando formalmente a equipe que trabalha na Missão Adventista da Mongólia. Nos acalmou, aconselhou, animou e contou um pouquinho para nós de como estavam sendo estes anos como Missionário na Mongólia para ele. Foi algo que trouxe paz ao nosso coração e nos mostivou mais ainda para o que viria.

             Na quinta-feira fomos juntos com o Pastor e a Cleidi ao aeroporto aguardar a chegada de nossos Amigos e parceiros de Missão Pr Yure, Laís e Kauai, agora era um encontro Brasileiro em terras Mongóis.




O nosso primeiro sábado na Mongólia estava chegando e a ansiedade e expectativa de conhecer a Igreja, os irmãos, ver como é a música, o programa, as roupas era muito grande. Ainda mais que amanhecemos naquela manhã com a cidade toda coberta por neve ( nevou durante a madrugada, não conseguimos ver algo esperávamos muito ). 

O nosso primeiro Culto de Sábado na Mongólia foi algo que nos emocionou muito, mesmo não entendo a língua, a música tocou o nosso coração e sentimos a presença de Deus naquele lugar. Já nos sentíamos parte da família de Deus na Mongólia ( sabe quando você nunca viu uma pessoa e quando a conhece parece que só estavam longe por algum tempo... ).

Esta foi a primeira música em Mongól que ouvimos na Igreja:



Almoçamos na casa do tesoureiro da Missão o Jorge ( que é português ) e conhecemos sua linda família, lá também estava a família do Josué ( boliviano ) Diretor da ADRA Mongólia, conhecemos a Rebeca ( Peruana ) e seu namorado  Jason ( Indiano ), além de alguns irmãos Americanos que estavam de passagem e nós brasileiros. Assim foi nosso primeiro almoço comunitário abaixo de zero... kkkkk


Ainda tivemos a oportunidade de caminhar sobre um rio congelado naquela tarde, que experiência única.



E assim foi um pouquinho da nossa primeira semana Abaixo de Zero ( quase congelados )... não posso esquecer de falar que dentro do nosso quarto, na igreja, na missão e em locais fechados existe um sistema de aquecimento, e tudo fica muito quentinho, mas, na rua... nossa!

Ah! Estavam quase me esquecendo... E a mala?

Bom... O Pr. Elbert e alguns irmãos já haviam nos avisado que realmente pela empresa que havíamos viajado era bem comum perderem-se malas e nunca mais achá-las. E ainda mais que empresa ficou de ligar para dar informações se tivessem novidades. O Bazarsad ficou em contato com eles durante a semana e nada, e ele já  nos preparava para não reavermos nossa mala.

Contudo... Deus está no Comando! E quando ele quer, nada é impossível... Conseguimos nossa mala de volta e todos os nossos pertences, sem tirar “uma agulha” se quer.


Isto é só o começo... Aguardem!


Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

6 comentários:

  1. É muito bom ler vocês! que tenham uma ótima semana cheia de bençãos! abraços queridos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços! Continue nos acompanhando e orando por nossa Missão.

      Excluir
  2. Nossaaa.. Que bacana.. Deus abençoe vcs ai.. Beijiios

    ResponderExcluir
  3. Amém! Deus vai continuar a cuidar de vcs e da vossa missão. Saudadessss

    ResponderExcluir